10
nov
06

Descanse em paz, Paul.Também, com essas músicas, qualquer um…

Faleceu em 3 de novembro de 2006 o pianista, compositor e arranjador francês Paul Mauriat, aos 87 anos. As músicas instrumentais dele frequentam os playlists de rádios de música ambiente, como a Scalla, aqui de São Paulo, e, acreditem, o meu playlist particular…
Mauriat já gravou músicas brasileiras, como Charlie Brown, de Benito di Paula, além de ter composto para brasileiros como Alcione. Mas, para desespero dos críticos musicais, curto mais a faceta rice and beans de Mauriat, como a versão instrumental de I just called to say I Love You, na qual o refrão é tocado por uma guitarra que podia ser de qualquer dupla sertaneja… mas eu gosto, phazer o quê?! E Love is Blue, um dos primeiros sucessos dele, abre o primeiro CD de áudio que fiz na minha vida, em 2002. Mas era a versão instrumental, que vive tocando na Scalla FM. Descobri recentemente que a música, na verdade, tinha letra – foi lançada na voz de Andre Popp. A letra, aliás, tem um trocadalho: Love is Blue pode ser traduzido como “O amor é triste”, mas os versos seguintes enumeram cores.

Mauriat não fazia shows desde 1998. Após isso, o pianista de sua orquestra assumiu a baghassa, e a orquestra dele segue fazendo shows até hoje [hoje mesmo, 2009 – a propósito, esse lance de “orquestra” que não toca música erudita necessáriamente é uma coisa que está voltando com força total! Um exemplo são as orquestras que tocam game music.]

Enfim, tudo isso faz parte do meu leque de influências musicais, que resulta nessas músicas aí da guia Songs from the Igor C. Barros (aí em cima), e que me deixam totalmente isolado no Universo, porquê se eu fizesse heavy metal, drum’n’bass ou hard[emo]core (que eu nem sei direito como é que são as músicas) é claro que tudo isso estaria bem mais na boca do povo do que está atualmente…

[EDIT: Post comentado na própria época e só corrigido em 2009!!! É mole?! E a Scalla FM, depois de mudar duas vezes de frequência, foi substituída por uma FM de notícias, e atualmente subsiste em Campinas, onde também transmite sua programação via Internet, só que em um estilo diferente da ‘velha’ Scalla. Alguém vai me perguntar porquê um rapaz como eu ouviria em plena adolescência uma rádio de señores de edad com seus boleros, cha-cha-chas e outros. Era essa rádio que o meu pai ouvia no carro.]


2 Responses to “Descanse em paz, Paul.Também, com essas músicas, qualquer um…”


  1. 1 Anonymous
    22 de agosto de 2007 às 4:18 pm

    Meu caro,

    Paul Mauriat não era cantor, era pianista, compositor, arranjador e maestro. Ele faleceu aos 81 anos e nasceu no dia 04/03/1925.

  2. 2 eclypse
    28 de fevereiro de 2010 às 3:28 am

    E aí Igor!

    Eu também gosto música de Paul Mauriat e de música orquestrada! E olha que eu só tenho 17 (dezessete) anos!

    Aproveitando, te recomendo algumas rádios on-line que tocam músicas desse tipo e que eu ouço seguidamente:

    http://www.live365.com/stations/ryanmary
    http://www.live365.com/stations/beautiful100

    Grande abraço!

    > Opa! Valeu! Obrigado pela audiência.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


VOCÊ CONHECE A FITA VHS “AS GAFES DA GLOBO EM 84”?

Conhece? Tem? Sabe quem tem? Já viu? Clique aqui.

Igor C. Barros Cartoons, o Blog

Feliz 2013! Este é o nosso blog secundário, porquê atendemos atualmente no Tumblr. Só que a compra do Tumblr pelo Yahoo! fez muita gente espontaneamente criar blogs da Wordpress. Seja como for, este blog está semi-de volta, só que diferente, despolitizado, mais maduro, mais velho, mais gordo, com menos cabelos, MAS com os mesmos sonhos:
"Fazer séries de desenho animado em grandes pólos produtores (EUA, Canadá, Japão, Filipinas, México) para que elas, com a máxima qualidade, possam também estar no Brasil, misturando-se às séries que vem do exterior, sem submeter-se aos ditames que regeriam o roteiro de um produto 100% nacional."
"Produzir músicas e/ou podcasts com qualidade equivalente a dos grandes estúdios para download ou streaming na Internet."

A Salt Cover? Desde 2010 ela é composta de mais pessoas além de mim, e atende em www.saltcover.com.br! Está sendo um tanto maltratada pelos nossos trabalhos na vida real, que sustentam o leitinho das crianças, mas está aí, e não morre quem peleia!

Crianças, que dia é hoje? 5:60!

novembro 2006
D S T Q Q S S
« out   dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos Mort… digo, vivos (afinal, estamos na Wordpress)

As últimas do Twitter

Tá com dinheiro sobrando?

Sabe uma coisa que você pode fazer com ele? Doar para o Criança Esperança. Não é piada: pela Internet, você pode doar 24 horas e 365 dias por ano!!! E sem o Aragão te enchendo os pacovás! Duvida? Clique aqui!!

Este blog não é o seu genro, mas é bem visitado

  • 190,788 pessoas nos visitaram e filaram a bóia

ATENÇÃO À DATA DA POSTAGEM

Este blog tem textos escritos desde 2004, e muitos dos links deles ou até mesmo suas informações podem não ser mais válidas.
Eu sei que infelizmente você veio aqui justamente por causa disso, é o Gôógle que é sem noção mesmo. Aproveite que você está aqui, clique no banner lá em cima e veja os posts mais recentes!

Só pra constar, viu

Agora aqui na WP, na página Míusiqui, as músicas que embalaram uma geração, pra você e todo mundo cantar junto! Essas e muitas outras você só ouve na Rádio Salt Cover, mesmo porquê a rádio clandestina da sua quebrada tem um nome a zelar.
Em breve, confira também o nosso perfil no DeviantArt, onde você finalmente vai entender porquê este blog se chama Igor C. Barros Cartoons...

%d blogueiros gostam disto: