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abr
07

SHHHHHHHOOOOOOOOOOOOOOOPPPPPPPAAAAAAAA Pão de Açúcar!!

Carrefour compra rede Atacadão e se torna o líder do setor no Brasil (Folha)

Sempre tive muita bronca do Grupo Pão de Açúcar, por ser napoleônico, ao adquirir redes rivais (como os saudosos Barateiro, Peralta e Paes Mendonça) e por, simplesmente, resolver assumir na cara dura a imagem pejorativa da qual queria se livrar antes: a de rede extremamente usura e mercenária. Fora o fato de ter, em seus quadros de funcionários, uma pessoa como Lucília Diniz, que defende um estilo de alimentação totalmente oposto ao meu, mas aí já são outros quinhentos – quase o preço de um palito de fósforo em 12x, no Pão de Açúcar.
Há alguns anos, o Pão de Açúcar “padrão”, que você e eu conhecemos na nossa infância foi extinto, e deu origem a um supermercado luxuoso e opulento, repleto de produtos importados (de bebidas a creme dental Crest) a preços nada convidativos – que, hipocritamente, são chamados de oferta às vezes. E muitas vezes, esses supermercados são um demonstrativo da desigualdade social do país, ao serem postos em locais muitas vezes sem o perfil “esperado” para um consumidor do PdA, como é o caso do Pão de Açúcar do largo Ana Rosa, um lugar que eu conheço. É um dos points preferidos dos esmolès da região. Melhor que isso, só se fosse uma agência do BankBoston ou do Citibank.

E, se não há Pão de Açúcar, que comam brioches. No extremo oposto, o grupo criou uma rede de mini-mercados “com sérias restrições orçamentárias” chamada Econ. Infelizmente, as vezes sou obrigado a phrequentar um desses, no centro de São Paulo, onde fica o meu serviço. Os preços do Econ são ligeiramente inferiores aos do Pão de Açúcar – quand0 não são maiores, mesmo que com algumas diferenças. No Econ, a variedade é “um de cada” e olhe lá – experimente procurar Coca-Cola Light no Econ. As vezes, só tem a padrão. E o esquema de trabalho é feito para empregar o menor número de funcionários possível, como um armário sem funcionários que serve de guarda-volumes, e uma padaria que antigamente funcionava aos finais de semana – agora eles compram os pães já prontos…
É por essas e outras que o Carrefour tem que dar um jeito de vir para o centro de São Paulo, pra ver se abaixam esses PRE$O$ ecsorbitantes desse Econ. Cujo garot0-propaganda é um papagaio em computação gráfica, gritando: “Tá barato, tá barato!” Dá vontade de arremedá-lo no mesmo tom e dizer “É mentira, é mentira!”

PS: Antônio Tabet, publicitário, tira sarro de campanha de Nizan Guanaes (a “Zeca-Feira”), como até então só eu fazia. Dor de cotovelo pelo fato de a “África” ser a maior agência do país, mesmo à custa de campanhas ligeiramente antipácticas? Sei lá, mas congratulacciones, Kibeloco! Apesar dos pesares, este texto do blog da agência é sensacional…

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