01
maio
07

TrueType: Mais um campeão de audiência! De novo

ATENÇÃO, olha a data! Esta postagem é de 2007. Baixe fontes melhores (MUITO melhores, o negócio evoluiu pra caramba), e em links que funcionam, lá em cima, na página Rede Rounded deste blog. Obrigated!

Lembra aquelas fontes que pareciam o gerador de caracteres da Rede Globo (a propósito, a expressão “Gerador de Caracteres da Rede Globo” é exclusiva deste blog em toda a Internet, procure no Google!! Caramba, isso era uma das melhores coisas que eles tinham e só eu que falo disso, nem eles próprios?!)

Pois é, Brasil. Já fiz duas, e com vocês, mais uma tentativa. E porquê isso? É que o original dessas fontes é em baixa resolução, em bitmap, na memória de um aparelho que sei lá de que marca é, que deve estar largado em algum canto da Rua Von Martius ou coisa que o valha. Sem falar que nunca vi essa fonte impressa “ao vivo” – só vi pela TV, quando mostraram a sinalização que existia nos corredores do jornal O Globo. E eu queria saber porquê até hoje nenhuma empresa das que estão aí (ITC, Esselte, FontFont e tantas outras) tomou iniciativa parecida com a minha, de pegar esse typeface e “ressuscitá-lo” fazendo TrueType ou Type 1 dessa fonte! Akzar o delas.

Refiz a fonte por causa de alguns problemas em relação a proporção das letras maiúsculas e minúsculas, além de não ter notado alguns detalhes em algumas letras (um canto arredondado na borda do “E” minusculo foi uma das coisas mais difíceis de confeccionar que eu já encarei!)
Não é fácil, minha gente. Todas as minhas referências estão no YouTube. E as minhas gravações de TV mais antigas que tenho em casa são de 1991, quando esse equipamento que eu faço menção aqui já começava a ser aposentado.

E com uma novedad: em homenagem à Lucília Diniz, versão light – algo que não existia na tela da TV, mas que assim vai existir na sua impressora.

Enfim, baixe a fonte aqui, e rápido, sei lá até quando eles mantém o arquivo: http://putstuff.putfile.com/75126/2103219. Sites de fontes TrueType estão gentilmente convidados a aumentarem seu repertório com mais estas fontes.

Uma curiosidade: Hans Donner já criou muitas fontes! Mas não há nenhuma palavra a respeito da fonte em epígrafe em seu site oficial, o que mostra que ela já existia em algum lugar e ele apenas a selecionou pra fazer parte da nova diagramação visual da Rede Globo, implantada por ele, e que por mais de 20 anos, fez a concorrência comer poeira.


1 Response to “TrueType: Mais um campeão de audiência! De novo”


  1. 1 Gustavo Berriel
    1 de maio de 2007 às 11:22 pm

    Viu só!? O Cara é bom! Já até baixei.

    Vale mandar currículo pra Globo com essa fonte?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


VOCÊ CONHECE A FITA VHS “AS GAFES DA GLOBO EM 84”?

Conhece? Tem? Sabe quem tem? Já viu? Clique aqui.

Igor C. Barros Cartoons, o Blog

Feliz 2013! Este é o nosso blog secundário, porquê atendemos atualmente no Tumblr. Só que a compra do Tumblr pelo Yahoo! fez muita gente espontaneamente criar blogs da Wordpress. Seja como for, este blog está semi-de volta, só que diferente, despolitizado, mais maduro, mais velho, mais gordo, com menos cabelos, MAS com os mesmos sonhos:
"Fazer séries de desenho animado em grandes pólos produtores (EUA, Canadá, Japão, Filipinas, México) para que elas, com a máxima qualidade, possam também estar no Brasil, misturando-se às séries que vem do exterior, sem submeter-se aos ditames que regeriam o roteiro de um produto 100% nacional."
"Produzir músicas e/ou podcasts com qualidade equivalente a dos grandes estúdios para download ou streaming na Internet."

A Salt Cover? Desde 2010 ela é composta de mais pessoas além de mim, e atende em www.saltcover.com.br! Está sendo um tanto maltratada pelos nossos trabalhos na vida real, que sustentam o leitinho das crianças, mas está aí, e não morre quem peleia!

Crianças, que dia é hoje? 5:60!

maio 2007
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos Mort… digo, vivos (afinal, estamos na Wordpress)

As últimas do Twitter

Tá com dinheiro sobrando?

Sabe uma coisa que você pode fazer com ele? Doar para o Criança Esperança. Não é piada: pela Internet, você pode doar 24 horas e 365 dias por ano!!! E sem o Aragão te enchendo os pacovás! Duvida? Clique aqui!!

Este blog não é o seu genro, mas é bem visitado

  • 190,536 pessoas nos visitaram e filaram a bóia

ATENÇÃO À DATA DA POSTAGEM

Este blog tem textos escritos desde 2004, e muitos dos links deles ou até mesmo suas informações podem não ser mais válidas.
Eu sei que infelizmente você veio aqui justamente por causa disso, é o Gôógle que é sem noção mesmo. Aproveite que você está aqui, clique no banner lá em cima e veja os posts mais recentes!

Só pra constar, viu

Agora aqui na WP, na página Míusiqui, as músicas que embalaram uma geração, pra você e todo mundo cantar junto! Essas e muitas outras você só ouve na Rádio Salt Cover, mesmo porquê a rádio clandestina da sua quebrada tem um nome a zelar.
Em breve, confira também o nosso perfil no DeviantArt, onde você finalmente vai entender porquê este blog se chama Igor C. Barros Cartoons...

%d blogueiros gostam disto: