28
dez
07

Ah, esses heróis norte-americanos…

Livro a ser lançado em janeiro nos EUA defende que Alexander Graham Bell teria roubado a idéia da invenção do telefone do inventor norte-americano Elisha Gray, ajudado por advogados corruptos e examinadores de patentes idem.

Segundo a nota do Terra, Bell, ao viajar para Washington para patentear seus trabalhos feitos até então, mudou repentinamente os esquemas de seus testes, para algo muito parecido com o que Gray estava fazendo. Houve um encontro entre ambos, no qual Bell teria ficado nervoso ao ter de demonstrar a invenção na presença de Gray. As experiências onde Bell teria chamado seu ajudante fazendo o telefone funcionar por acaso, poderiam não ter sido verdadeiras…
O que é chato pra caramba. Meu pai trabalhou na Telesp durante mais de 20 anos, no prédio onde hoje é a sede da Telefônica, e certa vez eles fizeram um evento para os filhos dos funcionários, e até hoje me lembro da versão da música “O Pato” do grupo MPB-4 feita por um funcionário:
O telefone foi inventado
por Alexander Graham Bell,
um famoso escocês
Nos Estados Unidos,
foi lá que ele o fez
Em 1876
Seu ajudante foi Thomas Watson
Que na sala ao lado
Ouviu seu chamado
Saiu correndo, e disse afobado
No telefone ouvi seu recado.

Curiosamente, a Enciclopédia do Escoteiro-Mirim (editada nos anos 70 pela Abril) já registrava Elisha Gray em suas páginas, como alguém que tentou patentear o telefone alguns minutos depois que Graham Bell já o teria feito, no escritório de patentes, em 1876.

Bell largou as invenções, e segundo consta, para aproveitar bem sua fortuna, foi o fundador da National Geographic Society. Ou seja, se eu vir algum dia um documentário sobre o assunto, certamente este passará no Discovery Channel

E, Cover Serviço: eu imaginava que Elisha Gray teria sido também o inventor do elevador. Na verdade, tanto o elevador quanto a escada rolante são invenções de seu xará Elisha Graves Otis alguns anos antes, em 1853, a marca Otis existe até hoje.

Anúncios

1 Response to “Ah, esses heróis norte-americanos…”


  1. 1 Hamilton
    28 de dezembro de 2007 às 5:14 pm

    quanta briga pelas invenções, hein seu igor! Parece o caso Santos-Dumont x Irmãos Marx, digo, Wright!

    Mas pode ter certeza de uma coisa… não importa quem tenha inventado a coisa, com certeza um brasileiro já a tinha desenvolvido muito antes mas sabe-se lá por quê, não foi bem sucedido. E depois de inventado o aparelho, os alemães o aperfeiçoaram e, depois, os japoneses o transformaram em algo minúsculo e prático, pronto para ser fabricado na China. Se isso não ocorreu com o Telefone, certamente ocorreu com uma pancada de produtos inventados depois.

    IGOR, FELIZ ANO NOVO!
    VÊ SE RESPONDE MEUS E-MAILS DE VEZ EM ÀS VEZES!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


VOCÊ CONHECE A FITA VHS “AS GAFES DA GLOBO EM 84”?

Conhece? Tem? Sabe quem tem? Já viu? Clique aqui.

Igor C. Barros Cartoons, o Blog

Feliz 2013! Este é o nosso blog secundário, porquê atendemos atualmente no Tumblr. Só que a compra do Tumblr pelo Yahoo! fez muita gente espontaneamente criar blogs da Wordpress. Seja como for, este blog está semi-de volta, só que diferente, despolitizado, mais maduro, mais velho, mais gordo, com menos cabelos, MAS com os mesmos sonhos:
"Fazer séries de desenho animado em grandes pólos produtores (EUA, Canadá, Japão, Filipinas, México) para que elas, com a máxima qualidade, possam também estar no Brasil, misturando-se às séries que vem do exterior, sem submeter-se aos ditames que regeriam o roteiro de um produto 100% nacional."
"Produzir músicas e/ou podcasts com qualidade equivalente a dos grandes estúdios para download ou streaming na Internet."

A Salt Cover? Desde 2010 ela é composta de mais pessoas além de mim, e atende em www.saltcover.com.br! Está sendo um tanto maltratada pelos nossos trabalhos na vida real, que sustentam o leitinho das crianças, mas está aí, e não morre quem peleia!

Crianças, que dia é hoje? 5:60!

dezembro 2007
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos Mort… digo, vivos (afinal, estamos na Wordpress)

As últimas do Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Tá com dinheiro sobrando?

Sabe uma coisa que você pode fazer com ele? Doar para o Criança Esperança. Não é piada: pela Internet, você pode doar 24 horas e 365 dias por ano!!! E sem o Aragão te enchendo os pacovás! Duvida? Clique aqui!!

Este blog não é o seu genro, mas é bem visitado

  • 197,057 pessoas nos visitaram e filaram a bóia

ATENÇÃO À DATA DA POSTAGEM

Este blog tem textos escritos desde 2004, e muitos dos links deles ou até mesmo suas informações podem não ser mais válidas.
Eu sei que infelizmente você veio aqui justamente por causa disso, é o Gôógle que é sem noção mesmo. Aproveite que você está aqui, clique no banner lá em cima e veja os posts mais recentes!

Só pra constar, viu

Agora aqui na WP, na página Míusiqui, as músicas que embalaram uma geração, pra você e todo mundo cantar junto! Essas e muitas outras você só ouve na Rádio Salt Cover, mesmo porquê a rádio clandestina da sua quebrada tem um nome a zelar.
Em breve, confira também o nosso perfil no DeviantArt, onde você finalmente vai entender porquê este blog se chama Igor C. Barros Cartoons...

%d blogueiros gostam disto: