28
dez
07

Ah, esses heróis norte-americanos…

Livro a ser lançado em janeiro nos EUA defende que Alexander Graham Bell teria roubado a idéia da invenção do telefone do inventor norte-americano Elisha Gray, ajudado por advogados corruptos e examinadores de patentes idem.

Segundo a nota do Terra, Bell, ao viajar para Washington para patentear seus trabalhos feitos até então, mudou repentinamente os esquemas de seus testes, para algo muito parecido com o que Gray estava fazendo. Houve um encontro entre ambos, no qual Bell teria ficado nervoso ao ter de demonstrar a invenção na presença de Gray. As experiências onde Bell teria chamado seu ajudante fazendo o telefone funcionar por acaso, poderiam não ter sido verdadeiras…
O que é chato pra caramba. Meu pai trabalhou na Telesp durante mais de 20 anos, no prédio onde hoje é a sede da Telefônica, e certa vez eles fizeram um evento para os filhos dos funcionários, e até hoje me lembro da versão da música “O Pato” do grupo MPB-4 feita por um funcionário:
O telefone foi inventado
por Alexander Graham Bell,
um famoso escocês
Nos Estados Unidos,
foi lá que ele o fez
Em 1876
Seu ajudante foi Thomas Watson
Que na sala ao lado
Ouviu seu chamado
Saiu correndo, e disse afobado
No telefone ouvi seu recado.

Curiosamente, a Enciclopédia do Escoteiro-Mirim (editada nos anos 70 pela Abril) já registrava Elisha Gray em suas páginas, como alguém que tentou patentear o telefone alguns minutos depois que Graham Bell já o teria feito, no escritório de patentes, em 1876.

Bell largou as invenções, e segundo consta, para aproveitar bem sua fortuna, foi o fundador da National Geographic Society. Ou seja, se eu vir algum dia um documentário sobre o assunto, certamente este passará no Discovery Channel

E, Cover Serviço: eu imaginava que Elisha Gray teria sido também o inventor do elevador. Na verdade, tanto o elevador quanto a escada rolante são invenções de seu xará Elisha Graves Otis alguns anos antes, em 1853, a marca Otis existe até hoje.

Anúncios

1 Response to “Ah, esses heróis norte-americanos…”


  1. 1 Hamilton
    28 de dezembro de 2007 às 5:14 pm

    quanta briga pelas invenções, hein seu igor! Parece o caso Santos-Dumont x Irmãos Marx, digo, Wright!

    Mas pode ter certeza de uma coisa… não importa quem tenha inventado a coisa, com certeza um brasileiro já a tinha desenvolvido muito antes mas sabe-se lá por quê, não foi bem sucedido. E depois de inventado o aparelho, os alemães o aperfeiçoaram e, depois, os japoneses o transformaram em algo minúsculo e prático, pronto para ser fabricado na China. Se isso não ocorreu com o Telefone, certamente ocorreu com uma pancada de produtos inventados depois.

    IGOR, FELIZ ANO NOVO!
    VÊ SE RESPONDE MEUS E-MAILS DE VEZ EM ÀS VEZES!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


VOCÊ CONHECE A FITA VHS “AS GAFES DA GLOBO EM 84”?

Conhece? Tem? Sabe quem tem? Já viu? Clique aqui.

Igor C. Barros Cartoons, o Blog

Feliz 2013! Este é o nosso blog secundário, porquê atendemos atualmente no Tumblr. Só que a compra do Tumblr pelo Yahoo! fez muita gente espontaneamente criar blogs da Wordpress. Seja como for, este blog está semi-de volta, só que diferente, despolitizado, mais maduro, mais velho, mais gordo, com menos cabelos, MAS com os mesmos sonhos:
"Fazer séries de desenho animado em grandes pólos produtores (EUA, Canadá, Japão, Filipinas, México) para que elas, com a máxima qualidade, possam também estar no Brasil, misturando-se às séries que vem do exterior, sem submeter-se aos ditames que regeriam o roteiro de um produto 100% nacional."
"Produzir músicas e/ou podcasts com qualidade equivalente a dos grandes estúdios para download ou streaming na Internet."

A Salt Cover? Desde 2010 ela é composta de mais pessoas além de mim, e atende em www.saltcover.com.br! Está sendo um tanto maltratada pelos nossos trabalhos na vida real, que sustentam o leitinho das crianças, mas está aí, e não morre quem peleia!

Crianças, que dia é hoje? 5:60!

dezembro 2007
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos Mort… digo, vivos (afinal, estamos na Wordpress)

As últimas do Twitter

Tá com dinheiro sobrando?

Sabe uma coisa que você pode fazer com ele? Doar para o Criança Esperança. Não é piada: pela Internet, você pode doar 24 horas e 365 dias por ano!!! E sem o Aragão te enchendo os pacovás! Duvida? Clique aqui!!

Este blog não é o seu genro, mas é bem visitado

  • 201,744 pessoas nos visitaram e filaram a bóia

ATENÇÃO À DATA DA POSTAGEM

Este blog tem textos escritos desde 2004, e muitos dos links deles ou até mesmo suas informações podem não ser mais válidas.
Eu sei que infelizmente você veio aqui justamente por causa disso, é o Gôógle que é sem noção mesmo. Aproveite que você está aqui, clique no banner lá em cima e veja os posts mais recentes!

Só pra constar, viu

Agora aqui na WP, na página Míusiqui, as músicas que embalaram uma geração, pra você e todo mundo cantar junto! Essas e muitas outras você só ouve na Rádio Salt Cover, mesmo porquê a rádio clandestina da sua quebrada tem um nome a zelar.
Em breve, confira também o nosso perfil no DeviantArt, onde você finalmente vai entender porquê este blog se chama Igor C. Barros Cartoons...

%d blogueiros gostam disto: