31
jan
08

Phultz, esqueci!!

Dia 30 de janeiro é o Dia do Quadrinho Nacional. Segundo o Portal da Turma da Mônica, o italiano Ângelo Agostini publicou em 30 de janeiro de 1869, “Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem da Corte”, a primeira HQ do Brasil e uma das mais antigas do mundo. (Cacetada, nessa época Zicky Zira já tinha 91 anos…)

O que nos leva a dizer aquela vecchia história de: cadê as HQs dos seus personagens no seu site temático??? Calma, Beth, calma! (O quê, 60% dos leitores não entenderam essa piada?…)
Acabo de instalar os programas necessários para tanto e se Diôs quissêr, já já, começam a sair as primeiras HQs no site.

Mas é devagar, é devagar, é devagar devagarinho (agora sim a galera entendeu) porquê eu cultivei um péssimo vício de sempre fazer as HQs na maioria das vezes pra mim mesmo, enfim, elas não tem qualidade suficiente… essa preocupação só começou a surgir a partir de 2002, quando conheci o trabalho do animador Lon Smart (atualmente sem site) e de outros profissionais que fizeram entender que tudo o que eu fazia era uma bella de uma porcaria – e até mesmo de não-profissionais, como pessoas que eu até conheci pessoalmente, sem abordar esse assunto. Afinal, nunca usei o chamado “material adequado” – não se faz HQs profissionais com lápis HB “número 2” e caneta Bic preta…

Quer dizer, o que eu fiz de 1991 (data das páginas mais antigas que sobreviveram) até hoje, como arte de artistas plásticos, até que seria válido… (taí Moebius, Jules Feiffer e Usui Yoshito que não me deixam mentir) mas o estilo que eu persigo, é justamente o contrário, é o da arte “comercial”. Essa, ninguém me deu uma dica sequer de como chegar lá. Tudo o que eu aprendi foi pegando uma coisa daqui, outra dali, no grande supermercado da vida. Mas falta muito pra completar a lista, ah, como falta… Este assunto ainda não acabou e ainda pretendo escrever sobre isto no Personagens & Cia. Valeu, pessoal, e vivam as HQs brasileiras!!

O MAURÍCIO DE SOUSA TUSSIU…
PS: Acaba de sair no G1: o personagem japonês de Maurício de Sousa que comemora os 100 anos de imigração japonesa no Brasil vai se chamar, vejam vocês, Tikara, que representa força, vigor e energia. Ah, o que tem a ver? Tikara Filmes, era como se passou a chamar, a partir de algum ponto dos anos 90, a empresa Everest Vídeo, de Toshihiko Egashira, que trouxe os primeiros tokusatsus ao Brasil.

Anúncios

4 Responses to “Phultz, esqueci!!”


  1. 1 Anonymous
    31 de janeiro de 2008 às 1:16 am

    Igor, eu gostei dessa notícia. Olha, eu tenho uma surpresa pra você: Cadastrei e postei um Vídeo da Abertura da Salt Cover de 1981 com a nova versão igualzinha ao original. se você ver, Me adicione como amigo. O meu é: fabiomusictv. Eu sou fã número Uuuuuuuuuuuum!!! Um abraço do seu colega de trabalho Fábio!

  2. 2 Anonymous
    31 de janeiro de 2008 às 1:28 am

    O vídeo que está postado, será no VIDEOLOG. Um abraço! Fábio.

  3. 3 Igor C. Barros
    31 de janeiro de 2008 às 1:33 am

    Ô Fábio, valeu… você só esqueceu de dizer que você estava no Videolog! Felizmente pensei nisso e achei o vídeo, que está muito bom… Eu é que fui meio apressado, reconheço, mas o mês de janeiro foi de férias um tanto frustradas. Mas 2008 só está começando, e se Deus quiser, teremos muitas emoções – e não como nas novelas mexicanas! Um abraço.

  4. 4 Anonymous
    31 de janeiro de 2008 às 5:24 am

    Sim, já postei um vídeo da Salt Cover de 1982, uma vinheta da Rede Globo que tem a chamada de “Quem Ama, Não Mata”. No meu ela diz: “Quem Mata Não Odeia”, e a Trilha Sonora é 100% igualzinha do original! Não sou um “crianço” (palavra que o Stacy do “Zicky Zira” diz), mas sim com 17 anos eu decreto como fã do seu site. Um abraço!!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


VOCÊ CONHECE A FITA VHS “AS GAFES DA GLOBO EM 84”?

Conhece? Tem? Sabe quem tem? Já viu? Clique aqui.

Igor C. Barros Cartoons, o Blog

Feliz 2013! Este é o nosso blog secundário, porquê atendemos atualmente no Tumblr. Só que a compra do Tumblr pelo Yahoo! fez muita gente espontaneamente criar blogs da Wordpress. Seja como for, este blog está semi-de volta, só que diferente, despolitizado, mais maduro, mais velho, mais gordo, com menos cabelos, MAS com os mesmos sonhos:
"Fazer séries de desenho animado em grandes pólos produtores (EUA, Canadá, Japão, Filipinas, México) para que elas, com a máxima qualidade, possam também estar no Brasil, misturando-se às séries que vem do exterior, sem submeter-se aos ditames que regeriam o roteiro de um produto 100% nacional."
"Produzir músicas e/ou podcasts com qualidade equivalente a dos grandes estúdios para download ou streaming na Internet."

A Salt Cover? Desde 2010 ela é composta de mais pessoas além de mim, e atende em www.saltcover.com.br! Está sendo um tanto maltratada pelos nossos trabalhos na vida real, que sustentam o leitinho das crianças, mas está aí, e não morre quem peleia!

Crianças, que dia é hoje? 5:60!

janeiro 2008
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos Mort… digo, vivos (afinal, estamos na Wordpress)

As últimas do Twitter

Tá com dinheiro sobrando?

Sabe uma coisa que você pode fazer com ele? Doar para o Criança Esperança. Não é piada: pela Internet, você pode doar 24 horas e 365 dias por ano!!! E sem o Aragão te enchendo os pacovás! Duvida? Clique aqui!!

Este blog não é o seu genro, mas é bem visitado

  • 198,102 pessoas nos visitaram e filaram a bóia

ATENÇÃO À DATA DA POSTAGEM

Este blog tem textos escritos desde 2004, e muitos dos links deles ou até mesmo suas informações podem não ser mais válidas.
Eu sei que infelizmente você veio aqui justamente por causa disso, é o Gôógle que é sem noção mesmo. Aproveite que você está aqui, clique no banner lá em cima e veja os posts mais recentes!

Só pra constar, viu

Agora aqui na WP, na página Míusiqui, as músicas que embalaram uma geração, pra você e todo mundo cantar junto! Essas e muitas outras você só ouve na Rádio Salt Cover, mesmo porquê a rádio clandestina da sua quebrada tem um nome a zelar.
Em breve, confira também o nosso perfil no DeviantArt, onde você finalmente vai entender porquê este blog se chama Igor C. Barros Cartoons...

%d blogueiros gostam disto: