24
out
08

Rapaz, que desenhos eram aqueles?

Este post era mais para o SodTV! ou para o Personagens & Cia.. Mas vai aqui mesmo, pra dar uma agitada neste blog, que anda meio paradex.

Uma das postagens de maior audiência no SodTV!, desde quando os vídeos estavam no ar ( :/  – o jeito é torcer pra algum Video Show da vida tomar alguma inciativa semelhante), é a que listava aberturas de desenhos animados dos anos 80, mas que não passaram no Brasil, como Comic Strip, The Mysterious Cities of Gold, entre outros. Era só pelas aberturas, mesmo, não pelas séries. Até descobri, pelos comentários, que uma daquelas séries, Galaxy High, havia sido exibida sem identificação, em 1992, no Show do Mallandro, e por um site constatei que Danger Mouse foi exibida pela TV Record, em 1985. Pena que, assim como Stevie Wonder, eu não vi.  No autumn breeze, no falling leaves.

Outros blogs e até sites, muito melhor do que eu, mostraram esses e outros pormenores de desenhos animados que marcaram a década de 80, e que foram exibidos no Brasil. Mas tem uns 3 ou 4, dos quais eu me lembro, que teimam em permanecer anônimos e alheios aos sites que versam sobre o assunto, e até ausentes de listagens de colecionadores de séries que eu já tenha visto. E espero que o nosso hrrrespeitável público quem sabe possa solucionar esses mistérios da meia-noite, que voam longe, etc, etc…

Tudo começa no segundo programa infantil da Rede Manchete, aquele que passava depois do palhaço Carequinha… el Club de la Criançaçaçaçaça... A propósito, esse programa ABRIA a programação da Manchete, às 5 da tarde !!! Depois, puseram o Carequinha nesse horário (George Savalla Gomes, a propósito, estava desde o começo na Manchete, segundo dizem, sendo meio que um “professor” de Xuxa para que ela trabalhasse com o público infantil. Isso bem antes do tempo em que diziam que ela “batia nas crianças”… )

Dos desenhos animados que eram exibidos no “Clube”, desde o início – pra quem não sabe, em 1983 eu “flagrei” a estréia de Xuxa Meneghel como apresentadora infantil, ela e mais umas 8 crianças em um fundo azul, e só!! –  apenas alguns deles deram as caras na TV a cabo: Super Tiras (uma das primeiras dublagens da Álamo!), Harlem Globetrotters (baseado no famoso time de exibição de basquete), e um que eu só achei o nome em inglês, “The Groove Goolies”, da Filmation, um terrir que hoje eu acho até um tanto ‘pesado’ demais pro meu gosto. Os outros, bateram asas e voaram, como…

  • Turma do Trololó: Exibido lá no início do Clube, saiu do ar rápido. Pessoas ou insetos minúsculos, não me lembro, viviam em uma árvore como se fosse em uma cidade. Já ouvi esse termo, anos depois, designando coisas chulas, mas o título era esse mesmo. Apesar de algumas semelhanças, não é a série “Os Pequeninos”, dos anos 80 e exibida pelo SBT nos anos 90.  É isso que mais me intriga, com exceção do trio Trollz, Clube das Winx e Witch, não se costuma fazer séries tão parecidas umas com as outras!… 😉
  • Heathcliff (Lord Gato, em alguns episódios): O personagem se tornaria conhecido pela sua série mais recente, exibida pelo SBT, mas deu as caras primeiro na Manchete, em episódios diferentes, com um pouco mais de qualidade… (eu acho, a série do SBT era animada no Japão, assim como os Caça-Fantasmas da Columbia).  TALVEZ  tenha passado no SBT nos anos 90. Seu colega Marmaduke (uma resposta mais realista ao Scooby-Doo, sei lá), pelo menos, foi visto por aquelas bandas.
  • Almôndega & Espaguete: Aparentemente eram dois surfistas, que andavam em uma van vermelha. Almôndega lembrava vagamente o então estudante Bussunda… [EDIT: Troca os remédios, rapeize! Eram os bastidores de uma banda de rock, mas segundo comentários em foruns estrangeiros, a premissa foi mal aproveitada, os quatro integrantes se saíram caretas demais… uma produção do mesmo estúdio do “Sem Nome 2” logo adiante, esse estúdio foi o que sobrou do DePatie-Freleng, da Pantera Cor de Rosa.]
  • Os Tremendões: Só achei o nome gracças ao site Mofolândia. Mas eu me lembro de mais detalhes do que o site: eram um grupo de amigos, uns 3, que jogavam em um time de futebol americano, para desespero do vizinho, com a curiosa alcunha de “Perturbado”, que não aguentava as jogadas deles, aí a memória já começa a falhar, parece que eles ‘batiam uma bolinha’ no quintal e ficava tremendo tudo, algo assim.  Producción da Hanna-Barbera – melhor dizendo, Iwao Takamoto, acho que William e Joseph nem encostaram nas pranchetas dessa série aí – de um longínquo 1970 (provavelmente meus pais nem se conheciam nessa época…)
  • Sem Nome 1: Um detetive que lembra o Raposão do Maurício de Sousa soluciona casos que eu sei lá o que eram, não me lembro mais, junto com seu ‘buldogue’ assistente… eu acho.  A curiosidade é que, se não me falha a memória, o protagonista era casado, algo raro de se ver em animação. Na verdade, acho que deve ser uma das séries mais ‘urbanizadas’ que eu já vi envolvendo furries. O desenho animado com certeza é dos mesmos produtores de Rocky & Bullwinkle (que vi nos anos 90), é daquele jeitão mesmo. [EDIT: Segundo Cláudio Roberto, do Culturanime, esta série se chama Calvin e o Coronel. Caramba, esse chegou muito antes do phamoso garoto que vive em uma área pouco urbanizada com seu tigre de pelúcia…]
  • Sem Nome 2: Dois ou três ursos pandas da altura de crianças (de repente é daqui que saíram Zicky Zira e sua turma…), ajudados por adultos humanóides, lutam contra uma vilã de pele esverdeada, contando para isso com pequenas pirâmides azuis colocadas sobre a palma das mãos, as “Pirâmides do Poder”. Esse foi o que mais ficou na minha cabeça, eu até imitava esse lance das pirâmides na época (calma, eu sobrevivi!). Por incrível que pareça, não é o Sport Billy (desenho exibido em Portugal e na Europa – se bem que sabe-se lá se deu a louca na Gazeta ou na Record algum dia desses), apesar de algumas semelhanças muito grandes (cadê os panda-lhes?!) Que série é esta, aphinal??? Alô, Infância 80 e sites concorrentes!    
    [EDIT: Segundo o supracitado no EDIT acima, esta série seria
    Pandemonium – por causa dos pandas, capisci? – uma produção da Marvel – sim, eles phaziam desenhos animados e até mesmo HQs que não tinham nada a ver com super heróis. Atualmente eles se aventuram pelo cinema.]
  • [EDIT DO EDIT: SIM, a minha memória não me traiu, Sport Billy foi exibido pela Rede Manchete! Segundo o site A Arca do Velho. Era só a minha cabeça que estava “lendo” Pandemonium e Sport Billy como uma série só. Mas era ele mesmo!! Sport Billy foi uma produção da Filmation, e curiosamente fez muito mais sucesso na Europa do que nas Américas. Outra coisa dos pandas de Pandamonium que eu não me lembrava: segundo o RetroJunk, eles… SE JUNTAVAM EM UM SÓ, feito robô de tokusatsu, e viravam o “Papa Panda”!!! É mole? Com certeza algum produtor andou assistindo Sun Vulcan ou Goggle V no Japão e teve essa idéia, mesmo por quê um deles, não sei qual, era formado por apenas 3 integrantes. Outra coisa: essa série foi produzida entre 1982 e 1983, quer dizer, demorou, dependendo do episódio, menos de UM ANO para ser exibida no Brasil! Geralmente a “janela” costuma ser muito maior. O recorde atualmente (que eu saiba) é de Jibaku (Bucky), anime que foi exibido em 1998 no Japão, e no mesmo ano, alguns meses depois, era exibido no programa Band Kids.]

    Maurício de Sousa recebeu uma proposta para fazer um remake do Sport Billy, mas o projeto não foi pra frente, segundo contou a exposição “Maurício de Sousa Impublicado” (ao qual eu tive o privilégio de ter visto pessoalmente em 1996, e agora está na Internet).

Tudo isso… só me faz llorar, já que eu devo ser um dos 3 ou 4 brasileiros que sonham em fazer séries de desenho animado como estas foram, e não em computação gráfica.  Sendo que os caras que as fizeram originalmente, caíram na bebida, nas drogas, na miséria, estão morrendo, largaram a animação pra cuidar dos netos, etc, etc, quando eu gostaria pelo menos de tê-los como meus camaradas de MSN. Ou mesmo de albergue. Sei lá.

6 Responses to “Rapaz, que desenhos eram aqueles?”


  1. 28 de outubro de 2008 às 9:36 am

    O “Sem Nome 2:” era o Pandemoniun (Produção tosca da Marvel – qUe… Não sei como deu as caras na Mnachete!). Coisas de um desavisado Wilson Cunha numa MipCon da vida!…

    Também seria bom falar dos desenhos da Ruby Spears (que tb eram “figurinhas carimbadas” da Manchete nos anos 80 como “Homem Elástico”, “Bicudo – O Lobisomen” e “Mini-Polegar”, que reestreou às 7:20 da manhã no Sabado animado, mas… com uma nova dublagem).

    Abraços, CR

    P.S.: Veja o meu programa no You Tube – “Cr na Linha” Sem Nome 2:

  2. 29 de outubro de 2008 às 6:36 pm

    “Sem Nome 1”: Calvin e o Coronel! Outra pérola que só a Manchete mesmo para ter trazido!

    http://br.youtube.com/watch?v=YBVB1VxxqIA

    P.S.: Só vc para me fazer lembrar disso! Acho que vou fazer um texto no meu site falando destas “pérolas”!…

    Abraços, CR

    P.S.:

    1)Veja uma “homenagem” à Coverque fiz, no final deste meu programa: http://br.youtube.com/watch?v=IjJlaHVNXwU

    2)Sei que seria um abuso, mas… No final deste video, tem um comercial do compacto do jogo no qual o Flanmengo foi camnpeao Interclubes. E (o que me chamou a atenção), era a música de encverramento, que fazia anos que não ouvia (era o tema das transmisso~es de futebol da Globo, anterior ao atual).

    Será que vc poderia fazer um comercial destes, só que (ao iunvez de Mindial Interclubes), vc pudesse colocar a decisão do concurso WCS de Cosplay que rolou no Japão? por curiosidade, o Brasil foi campeão neste ano (2008).

    http://br.youtube.com/watch?v=bjU6J7WP-Ak

    Abraços, CR

    P.S. Entrevistei a guria que venceu neste ano! ^^

  3. 4 dantas
    21 de setembro de 2009 às 12:29 am

    Groove goolies passaram na globo nos anos 70 com o titulo: monstros camaradas era um desenho ,muito engraçado os personagens de terror classicos da universal mais a Sabrina a feiticeira envolvidos em trapalhadas eram um dos meus prediletos junto com o scoobie doo e flinstones!

    > Valeu! Obrigado pela audiência.

  4. 5 Alex Arantina
    12 de março de 2013 às 9:24 pm

    Me lembro desta epoca dourada dos desenhos animados.
    Se não me falha a memoria a Turma do Trololó era Família Trololó

    Alguns desenhos desta epoca que me lembro:
    Familia Dracula
    Angel o anjinho da guarda
    Um que tinha um Dracula e sua filha, acho que Sangria ou Sandrinha, não me lembro. Tinha um personagem que caçava o dracula, e tinha problemas de diarreia kkkkkkk.
    Super Aventuras (Não tinha personagens fixo)

    E meus preferidos
    Patrulha estelar (apesar da dificuldade em entender na epoca) e Pirata do Espaço


Deixe um comentário

VOCÊ CONHECE A FITA VHS “AS GAFES DA GLOBO EM 84”?

Conhece? Tem? Sabe quem tem? Já viu? Clique aqui.

Igor C. Barros Cartoons, o Blog

Feliz 2013! Este é o nosso blog secundário, porquê atendemos atualmente no Tumblr. Só que a compra do Tumblr pelo Yahoo! fez muita gente espontaneamente criar blogs da Wordpress. Seja como for, este blog está semi-de volta, só que diferente, despolitizado, mais maduro, mais velho, mais gordo, com menos cabelos, MAS com os mesmos sonhos:
"Fazer séries de desenho animado em grandes pólos produtores (EUA, Canadá, Japão, Filipinas, México) para que elas, com a máxima qualidade, possam também estar no Brasil, misturando-se às séries que vem do exterior, sem submeter-se aos ditames que regeriam o roteiro de um produto 100% nacional."
"Produzir músicas e/ou podcasts com qualidade equivalente a dos grandes estúdios para download ou streaming na Internet."

A Salt Cover? Desde 2010 ela é composta de mais pessoas além de mim, e atende em www.saltcover.com.br! Está sendo um tanto maltratada pelos nossos trabalhos na vida real, que sustentam o leitinho das crianças, mas está aí, e não morre quem peleia!

Crianças, que dia é hoje? 5:60!

outubro 2008
D S T Q Q S S
« set   nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos Mort… digo, vivos (afinal, estamos na Wordpress)

As últimas do Twitter

Tá com dinheiro sobrando?

Sabe uma coisa que você pode fazer com ele? Doar para o Criança Esperança. Não é piada: pela Internet, você pode doar 24 horas e 365 dias por ano!!! E sem o Aragão te enchendo os pacovás! Duvida? Clique aqui!!

Este blog não é o seu genro, mas é bem visitado

  • 201,644 pessoas nos visitaram e filaram a bóia

ATENÇÃO À DATA DA POSTAGEM

Este blog tem textos escritos desde 2004, e muitos dos links deles ou até mesmo suas informações podem não ser mais válidas.
Eu sei que infelizmente você veio aqui justamente por causa disso, é o Gôógle que é sem noção mesmo. Aproveite que você está aqui, clique no banner lá em cima e veja os posts mais recentes!

Só pra constar, viu

Agora aqui na WP, na página Míusiqui, as músicas que embalaram uma geração, pra você e todo mundo cantar junto! Essas e muitas outras você só ouve na Rádio Salt Cover, mesmo porquê a rádio clandestina da sua quebrada tem um nome a zelar.
Em breve, confira também o nosso perfil no DeviantArt, onde você finalmente vai entender porquê este blog se chama Igor C. Barros Cartoons...

