23
set
09

Novo layout para as estações de metrô estreia na estação paradisíaca

(Tão paradisíaca que na plataforma recém-reformada, a multidão abria a porta do trem quase que a pontapés, como se estivessem na estação da Sés, digo…)
A Estação Paraíso do metrô de São Paulo mais uma vez foi pioneira. Depois da troca da iluminação, que deixou a estação, por algum tempo, com três tipos diferentes de lustres simultaneamente, agora resolveu pela primeira vez trocar o layout da sinalização, aparentemente em algum teste para todo o Metrô. (Eu ia fazer aqui, mas não dá tempo porquê faltou energia e ela só voltou a tempo de eu ir pro service!!)
O novo layout lembra, curiosamente, um aeroporto. A tipografia passa a ser a Helvetica Rounded, em placas brancas, priorizando ícones e com instruções mínimas em português e, surpresa, em inglês. Apenas um filete na parte de cima mostra a cor da linha em que você está, as placas são brancas com letras pretas. Os ícones mostram quando é uma escada (dessas que tem uns 3000 anos) ou quando é uma escada rolante, (dessas que tem 112 anos).

O engraçado é isso ser adotado quando poucas semanas antes, haviam estações com placas recém-instaladas no layout antigo – Bresser-Mooca, por exemplo, estava começando a substituir as placas vermelho e laranja por uma apenas vermelha, uma obra que pelo visto não vai ser completada. Isso fora as linhas de trem da CPTM, que também estavam adotando o mesmo visual do metrô, mas com suas próprias cores, como magenta, laranja e cinza.

Pelo menos vai sair mais barato pra fazer a nova nomenclatura de linhas, segundo o plano de expansão, vão existir as linhas branca, prata e ouro, já que demais cores utilizáveis foram colocadas nas linhas da CPTM.

Outro porém desse layout: por incrível que pareça, eu não conseguia enxergar o nome da estação de dentro do trem, eu estava na linha 2 e uma senhora até me perguntou que estação era aquela. Os nomes que são repetidos na placa ao longo da linha são espaçados demais.
Outras duas novidades: as estações da linha 1 véia de guerra estão sofrendo talvez a maior intervenção artística de todos os tempos, com a instalação de elevadores até o piso dos trens. E o metrô de São Paulo agora está no Twitter com as últimas notícias. Só espero que eles não dêem uma de Xuxa Meneghel.

Ah, eu ainda não terminei. Há algumas placas muito otimistas em algumas estações da linha 2, que já trazem, ao lado da estação Consolação, o ícone de interligação com a linha 4, que tá longe de existir ainda, coberto por um adesivo… ou não, na estação Paraíso verde alguém já arrancou. Mas dá pra ver, ainda assim.


0 Responses to “Novo layout para as estações de metrô estreia na estação paradisíaca”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


VOCÊ CONHECE A FITA VHS “AS GAFES DA GLOBO EM 84”?

Conhece? Tem? Sabe quem tem? Já viu? Clique aqui.

Igor C. Barros Cartoons, o Blog

Feliz 2013! Este é o nosso blog secundário, porquê atendemos atualmente no Tumblr. Só que a compra do Tumblr pelo Yahoo! fez muita gente espontaneamente criar blogs da Wordpress. Seja como for, este blog está semi-de volta, só que diferente, despolitizado, mais maduro, mais velho, mais gordo, com menos cabelos, MAS com os mesmos sonhos:
"Fazer séries de desenho animado em grandes pólos produtores (EUA, Canadá, Japão, Filipinas, México) para que elas, com a máxima qualidade, possam também estar no Brasil, misturando-se às séries que vem do exterior, sem submeter-se aos ditames que regeriam o roteiro de um produto 100% nacional."
"Produzir músicas e/ou podcasts com qualidade equivalente a dos grandes estúdios para download ou streaming na Internet."

A Salt Cover? Desde 2010 ela é composta de mais pessoas além de mim, e atende em www.saltcover.com.br! Está sendo um tanto maltratada pelos nossos trabalhos na vida real, que sustentam o leitinho das crianças, mas está aí, e não morre quem peleia!

Crianças, que dia é hoje? 5:60!

setembro 2009
D S T Q Q S S
« ago   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos Mort… digo, vivos (afinal, estamos na Wordpress)

As últimas do Twitter

Tá com dinheiro sobrando?

Sabe uma coisa que você pode fazer com ele? Doar para o Criança Esperança. Não é piada: pela Internet, você pode doar 24 horas e 365 dias por ano!!! E sem o Aragão te enchendo os pacovás! Duvida? Clique aqui!!

Este blog não é o seu genro, mas é bem visitado

  • 190,788 pessoas nos visitaram e filaram a bóia

ATENÇÃO À DATA DA POSTAGEM

Este blog tem textos escritos desde 2004, e muitos dos links deles ou até mesmo suas informações podem não ser mais válidas.
Eu sei que infelizmente você veio aqui justamente por causa disso, é o Gôógle que é sem noção mesmo. Aproveite que você está aqui, clique no banner lá em cima e veja os posts mais recentes!

Só pra constar, viu

Agora aqui na WP, na página Míusiqui, as músicas que embalaram uma geração, pra você e todo mundo cantar junto! Essas e muitas outras você só ouve na Rádio Salt Cover, mesmo porquê a rádio clandestina da sua quebrada tem um nome a zelar.
Em breve, confira também o nosso perfil no DeviantArt, onde você finalmente vai entender porquê este blog se chama Igor C. Barros Cartoons...

%d blogueiros gostam disto: