17
out
09

Meninos, eu tinha visto…

Em 1987 eu estive, por um desses acasos da vida, no SESC Pompeia, quando este ainda tinha acento. Era uma excursão de filhos de funcionários da Telesp. Não era uma ocasião fácil para mim por conta de eu não conhecer absolutamente ninguém ali. Mas ao contrário da galera do colégio, o pessoal até que foi gente fina.
E no SESC estavam em exposição os Parangolés de Hélio Oiticica. Vi aquilo e… achei engraçado (um degrau acima de não entender nada). Era parangolé isso, parangolé aquilo, sei lá, parecia papo daqueles livros infantis desses bem criativos que se fazem aqui no Brasil. Eles ficavam pendurados, eu achava que eram móbiles, sei lá. Era meio que um percurso, que terminava com um espelho escrito Parangolés de Cabeça.
Só fui entender o que era aquilo – e principalmente, a importância daquilo – já nos anos 90, assistindo a uma série da TV Cultura (e conphesso que assisti porquê me mandaram gravar a série em VHS…) Quer dizer, entender, eu acho que não entendi ainda. Estamos no terreno das artes plásticas…
E inphelismente, aquilo que eu vi já não está mais entre nós, entre diversas outras obras de Hélio Oiticica que se fueran ontem, em um incêndio no Rio de Janeiro. Sou um zero à esquerda em matéria de artes plásticas, mas esse artista havia me chamado a atenção, pouco depois, quando li uma “Ilustrada” da velha guarda, toda em fonte Gill Sans, falando sobre o artista, e mostrando algumas fotos da série Cosmococa, outro trabalho dele que tinha a ver com Coca-Cola, cocaína, sei lá.
Curiosamente, o jornal trazia reproduções de algumas frases escritas pelo artista em um ‘dialeto’ muito estranho para a época. É que era a frente de seu tempo! Entre outras coisas, ele já abreviava “que” como q, uns 20 anos antes de surgir o MSN… É mole?
Artes plásticas: muito de vez em quando, a gente vê por aqui.

[EDIT: As perdas no acervo do artista foram menores do que se esperava, tanto as coisas que não foram atingidas pelo incêndio, quanto peças que estavam fora daquele lugar. Dois parangolés, por exemplo, estavam na Bélgica.]


0 Responses to “Meninos, eu tinha visto…”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


VOCÊ CONHECE A FITA VHS “AS GAFES DA GLOBO EM 84”?

Conhece? Tem? Sabe quem tem? Já viu? Clique aqui.

Igor C. Barros Cartoons, o Blog

Feliz 2013! Este é o nosso blog secundário, porquê atendemos atualmente no Tumblr. Só que a compra do Tumblr pelo Yahoo! fez muita gente espontaneamente criar blogs da Wordpress. Seja como for, este blog está semi-de volta, só que diferente, despolitizado, mais maduro, mais velho, mais gordo, com menos cabelos, MAS com os mesmos sonhos:
"Fazer séries de desenho animado em grandes pólos produtores (EUA, Canadá, Japão, Filipinas, México) para que elas, com a máxima qualidade, possam também estar no Brasil, misturando-se às séries que vem do exterior, sem submeter-se aos ditames que regeriam o roteiro de um produto 100% nacional."
"Produzir músicas e/ou podcasts com qualidade equivalente a dos grandes estúdios para download ou streaming na Internet."

A Salt Cover? Desde 2010 ela é composta de mais pessoas além de mim, e atende em www.saltcover.com.br! Está sendo um tanto maltratada pelos nossos trabalhos na vida real, que sustentam o leitinho das crianças, mas está aí, e não morre quem peleia!

Crianças, que dia é hoje? 5:60!

outubro 2009
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos Mort… digo, vivos (afinal, estamos na Wordpress)

As últimas do Twitter

Tá com dinheiro sobrando?

Sabe uma coisa que você pode fazer com ele? Doar para o Criança Esperança. Não é piada: pela Internet, você pode doar 24 horas e 365 dias por ano!!! E sem o Aragão te enchendo os pacovás! Duvida? Clique aqui!!

Este blog não é o seu genro, mas é bem visitado

  • 190,536 pessoas nos visitaram e filaram a bóia

ATENÇÃO À DATA DA POSTAGEM

Este blog tem textos escritos desde 2004, e muitos dos links deles ou até mesmo suas informações podem não ser mais válidas.
Eu sei que infelizmente você veio aqui justamente por causa disso, é o Gôógle que é sem noção mesmo. Aproveite que você está aqui, clique no banner lá em cima e veja os posts mais recentes!

Só pra constar, viu

Agora aqui na WP, na página Míusiqui, as músicas que embalaram uma geração, pra você e todo mundo cantar junto! Essas e muitas outras você só ouve na Rádio Salt Cover, mesmo porquê a rádio clandestina da sua quebrada tem um nome a zelar.
Em breve, confira também o nosso perfil no DeviantArt, onde você finalmente vai entender porquê este blog se chama Igor C. Barros Cartoons...

%d blogueiros gostam disto: