01
nov
09

Otimismo, minha gente! Assim como as placas do Metrô de São Paulo

Sinalização da linha 2 na estação Paraíso mostra a ligação com a linha 4 na estação Consolação.

Sinalização da linha 2 na estação Paraíso mostra a ligação com a linha 4 na estação Consolação.

É isso aí que vocês estão vendo, uma sinalização para um lugar que não existe ainda. Ou será que pela primeira vez na história o Metrô “se garante”?…

Para quem não sabe, tudo o que há até agora da linha 4 é o túnel (esse está totalmente pronto, mas isso não significa nada.).
A linha vai começar entre Luz e Butantã – passando pela fatídica estação Pinheiros, aquela do desabamento sobre o qual o Metrô se cala ate hoje. Depois, a linha vai até Vila Sônia e, após isso, curiosamente vai inaugurar estações entre as já existentes, e não depois destas, como é o costume.

E nessa segunda fase está a estação São Paulo-Morumbi, próxima ao estádio (ou não, sacumé esses nomes de estações…) Essa estação será importante para a copa de 2014, quando receberemos Ilhas Fiji x Samoa Ocidental, entre outros derbys do phutebor mundiar… aaaaaarhgh

Que símbolo é esse?...O que chama um pouco a atenção é o símbolo ao lado do 4, que eu não sabia o que era. Mas o nosso leitor Felipy descobriu o que eu já desconviava, esse é o logo da Via Quatro, uma empresa do Grupo CCR,  o mesmo da ViaOeste, AutoBAn e Ponte S.A.. [A mesmíssima galera tão beneficiada com os pedágios  construídos aos borbotões por Alckmin e Serra…]
Note como o logo está posicionado, da mesma forma que o logo do Metrô nas demais linhas. A linha 4 será a primeira linha operada em parceria público-privada. Contanto que não vendam bilhetes incompatíveis e não cobrem mais caro por isso, por mim, tudo bem!…
Ah, a propósito:

Onde estou? É tudo amarelo... Será que estou em Springfield?...

A linha 4, se fosse inaugurada há uns 5 anos seria assim. A estação é em "homenagem" à linha Sudeste-Sudoeste, a 'linha fantasma' das estações República e Pedro II.

Aparentemente os planos do Metrô, a se julgar pela placa mostrada no começo do post, eram mesmo fazer os nomes das estações em branco com o fundo em amarelo, o que seria ligeiramente difícil de enxergar para algumas pessoas, mesmo com esse amarelo-ouro (na nossa arte), ou ocre (na placa).

Nova diagramação visual

Nova diagramação visual na estação Paraíso: cor da linha passa a ser um detalhe e palavras são substituídas por símbolos

Mas como esta outra foto  mostra, parece que o layout será outro, onde a cor da linha será um detalhe secundário e as letras são azuis.

Várias estações da linha 2 do metrô estão com novas placas com essa indicação da linha 4. Mas só na Paraíso não havia uma etiqueta branca em cima dos símbolos da linha 4 (embora dê pra ver por baixo da etiqueta), por isso eu fui lá e, “cada foto é um flash’! Zoei, quem me dera se esse meu celular cegueta tivesse isso. Então, façamos como o o metrô de São Paulo e, otimismo, gente, quem sabe vejamos essas estações funcionando antes do Apocalipse!… Na linha 2, outra etiqueta também tapa o nome de futuras estações, como Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente.

[UPDATE: Você ficou curioso mas o seu trajeto no Metrô nem chega perto da estação Paraíso? Seus pobrema se terminaro-se! Os símbolos da linha 4 também podem ser vistos na estação Belém (linha 3) sentido Palmeiras-Barra Funda e Liberdade (linha 1) sentido Jabaquara. Nesses esquemas os símbolos da linha 4 aparecem ao lado da estação República e da Estação da Luz. Sabe toda aquela galera que vai na estação de trem com esse nome? Em breve ela estará também na de metrô, pelo visto…]


4 Responses to “Otimismo, minha gente! Assim como as placas do Metrô de São Paulo”


  1. 2 de novembro de 2009 às 3:49 pm

    Igor, na estação Ana Rosa também tem esse símbolo no mapa.
    Engraçado que no início das obras da linha 4 já havia no mapa o trajeto da linha. Após a cratera o trajeto sumiu.

  2. 3 fellipy
    7 de março de 2010 às 11:36 am

    Ah Igor! Acredito que essa placa que vc colocou no blog não seria utilizada. A razão é que para os daltônicos seria pricamente impossível distinguir a letra com o fundo da placa da estação. Por isso foi usada a fonte de cor preta.
    E essa nova linguagem na estação Paraíso não ficou tão boa. Quero ver como eles vão fazer quando surgir a linha 15 – Branca.

    • 8 de março de 2010 às 2:42 am

      Já vi fotos no site do metrô, são letras pretas mesmo, com o visual clássico. E, rapaz, é verdade, tem a linha 15!… Que vai ser uma espécie de monotrilho a partir da Vila Prudente (estive por acaso na região no começo do ano).
      E agora, com a inauguração do Sacomã, faltam só mais duas estações para se completar o plano da linha 2… ou não, porquê o site do ExpansãoSP dá o final projetado da linha no Hospital Cidade Tiradentes, talvez o Metrô chegue lá na copa de 2040…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


VOCÊ CONHECE A FITA VHS “AS GAFES DA GLOBO EM 84”?

Conhece? Tem? Sabe quem tem? Já viu? Clique aqui.

Igor C. Barros Cartoons, o Blog

Feliz 2013! Este é o nosso blog secundário, porquê atendemos atualmente no Tumblr. Só que a compra do Tumblr pelo Yahoo! fez muita gente espontaneamente criar blogs da Wordpress. Seja como for, este blog está semi-de volta, só que diferente, despolitizado, mais maduro, mais velho, mais gordo, com menos cabelos, MAS com os mesmos sonhos:
"Fazer séries de desenho animado em grandes pólos produtores (EUA, Canadá, Japão, Filipinas, México) para que elas, com a máxima qualidade, possam também estar no Brasil, misturando-se às séries que vem do exterior, sem submeter-se aos ditames que regeriam o roteiro de um produto 100% nacional."
"Produzir músicas e/ou podcasts com qualidade equivalente a dos grandes estúdios para download ou streaming na Internet."

A Salt Cover? Desde 2010 ela é composta de mais pessoas além de mim, e atende em www.saltcover.com.br! Está sendo um tanto maltratada pelos nossos trabalhos na vida real, que sustentam o leitinho das crianças, mas está aí, e não morre quem peleia!

Crianças, que dia é hoje? 5:60!

novembro 2009
D S T Q Q S S
« out   dez »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos Mort… digo, vivos (afinal, estamos na Wordpress)

As últimas do Twitter

Tá com dinheiro sobrando?

Sabe uma coisa que você pode fazer com ele? Doar para o Criança Esperança. Não é piada: pela Internet, você pode doar 24 horas e 365 dias por ano!!! E sem o Aragão te enchendo os pacovás! Duvida? Clique aqui!!

Este blog não é o seu genro, mas é bem visitado

  • 190,536 pessoas nos visitaram e filaram a bóia

ATENÇÃO À DATA DA POSTAGEM

Este blog tem textos escritos desde 2004, e muitos dos links deles ou até mesmo suas informações podem não ser mais válidas.
Eu sei que infelizmente você veio aqui justamente por causa disso, é o Gôógle que é sem noção mesmo. Aproveite que você está aqui, clique no banner lá em cima e veja os posts mais recentes!

Só pra constar, viu

Agora aqui na WP, na página Míusiqui, as músicas que embalaram uma geração, pra você e todo mundo cantar junto! Essas e muitas outras você só ouve na Rádio Salt Cover, mesmo porquê a rádio clandestina da sua quebrada tem um nome a zelar.
Em breve, confira também o nosso perfil no DeviantArt, onde você finalmente vai entender porquê este blog se chama Igor C. Barros Cartoons...

%d blogueiros gostam disto: