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Especial Metrô, Parte 2: linhas do futuro e do passado

Sonhar é bom. Quem não sonha? Pois é, e uma certa cidade latino-americana de língua portuguesa, a uns 500 metros de altitude, e conhecida por seus chopps e pastéis também sonha com a expansão de seu melhor sistema de transporte. Esse projeto é chamado de Rede Essencial.
Aí eu pensei: e se eu fizesse uma brincadeira, uma imitação dos mapas que existem nas estações dizendo as linhas atuais, só que colocando a Rede Essencial?
Por incrível que pareça, foi mais fácil do que achei que seria, gracças aos recursos do programa Inkscape. (Que não se comportou bem, ele travou umas 15 vezes, mas eu salvei tudo e voilá!) Coitado mesmo do primeiro cara que fez isso, com caneta, régua e quilos de Letraset! Enfim, eu phiz alguns anos antes um trabalho que algum dia eles mesmos terão de fazer, e quem sabe você veja isso daqui a uns 20 anos (OU MENOOOOS!) nas estações por aí.

Craro que tem uns poréns nesse trabalho aí de baixo. Só contamos as linhas de “metrô legítimo”, não as de trem (7-14) nem as de monotrilho (15-17). E consideramos duas linhas sem nome e cores definidas que estão fora do programa Expansão SP, que chamamos de 18-Sei Lá e 19-Ciano, como metrô legítimo. (Aliás, nem adianta procurar por aquele site, ele foi retirado do ar devido à legislação eleitoral. Aí eles aproveitam e atualizam as datas… OPA! Olha aí a sugestão de pauta pro Superpop e pro Pânico, vocês que gostam de usar a mão de obra psíquica deste país: perguntem aos videntes quando essas linhas vão ficar prontas, que tal?) Linha ciano porquê eu me lembro de ter visto em um horário político, uma linha com esse trajeto ser chamada de linha Celeste, como cada vez mais gente tem impressoras à jato de tinta, pensei em ciano, termo cada vez mais popular.
Vamos lá, e clique na imagem pra ampliá! Guarde esse mapa, um dia ocê vai pricisá!

Uma coisa não foi nada fácil, enfiar os nomes República e Anhangabaú no meio desse mapa. Já imaginou se Guilhermina-Esperança ficasse no centro?… Lembrando que isso aí, assim como os esquemas de verdade, não tem escala.

* UPDATE: A estação Angélica, da linha 6, está sendo questionada pelos moradores de Higienópolis. Muitos querem que ela vá para outro lugar, como a Praça Charles Miller, para atender o pessoal da FAAP e que vai para o Pacaembu – afinal a linha atende à diversas outras faculdades e estádios de futebol, como o Parque Antártica. Essa estação ficaria na esquina da Av. Angélica com a Rua Sergipe, onde fica um supermercado Pão de Açúcar, e em um raio de 600 metros existem “poucas” estações de metrô (confira no Google Maps) – Clínicas, Consolação, República, Santa Cecília e se andar um pouco mais, Marechal Deodoro! E muitíssimo mais perto do que essas estações está o estádio do Pacaembu!
Mas ao contrário do que escrevi aqui anteontem, já não concordo 100% com isso não. Outros moradores são, sim,  que nem o pessoal de Três Poderes e achariam que o metrô só atrairia a pobraiada para o bairro, além dos nóias. Sacanárre, filhos de Isaac! Arrependei-vos e crede no metrô!

Agora, vamos viajar na maionese. Fomos atrás, Internet afora, dos projetos mais antigos do metrô, e vamos mostrar o esquema do metrô “não como foi, mas como teria sido”… Sem a estação da Sé, que vira estação Praça Clóvis (com 3 linhas!!!), com o Ramal Paulista, saindo do Paraíso (ou seja, a linha que  passaria na Paulista seria a azul mesmo), o Ramal Moema indo até o referido bairro com só 2 paradas, a phamigerada linha Sudeste-Sudoeste (acho que eu só falei mais do João Kleber nessa minha história de blogs na Internet, quero logo mudar de assunto…) e uma outra linha sem nome nem cores oficiais que apelidamos de Sudeste-Nordeste (Brooklin-Vila Maria). Veeeja e… boa viagem!…

Clique na imagem para ampliar

Imagine quantas manobras os trens teriam que fazer na estação Paraíso desse jeito. Uma coisa que não deu pra escrever aí em cima, por falta de espaço, é que o Ramal Paulista já começava com o pé esquerdo: com a Estação Oswaldo Cruz. A praça Oswaldo Cruz fica a 500 metros da Estação Paraíso, se usar a saída mais próxima até lá. Então, estaria sendo feita a estação mais próxima uma da outra já construída no metrô. Oficialmente, as estações mais próximas uma da outra são e Liberdade, a 544 metros uma da outra, só que há um desnível entre as estações, não uma linha reta e até com contato visual como é o caso. O Ramal Paulista certamente sairia daonde hoje passa a Linha 2-Verde.

E outro mistério é… porquê a estação República Sudeste-Sudoeste tinha 3 plataformas, então? Pra onde mais ela poderia ir além de Jóquei Clube ou Via Ancheta? Mistérios da meia-noite, que voam longe… A propósito: “Independência”, “Pedro I”, “Monumento” e “Museu”: haja bairro do Ipiranga pra todas essas estações, hein?… E na vida real, Sacomã já tem metrô, muito mais moderno do que esse vejestório aí que seria a linha Sudeste-Sudoeste. Se bem que uma estação de metrô seria legal pra dar uma revigorada no trecho urbano da Via Anchieta, que anda meio mais pra lá do que pra cá.
Já a estação Pedro II Sudeste-Sudoeste é subterrânea, mas parte de uma das vias (ou de um leito para dois trilhos, sei lá, eu fui lá e não consegui ter noção do tamanho) pode ser visto através de uma claraboia no andar térreo da estação, depois das catracas (no sentido Barra Funda, pelo menos). O objetivo original era que a estação Pedro II se parecesse com a estação da Sé, na qual também uma claraboia parecida mostra os trens passando embaixo. A via existente aponta na direção da Rua da Figueira (sentido Jóquei Clube, iar iar iar). Olhando no Google Maps a distância entre Luz e Pedro II e sabendo disso, dá pra ter uma ideia da curva que os trens teriam de fazer.
Será que tem gente lendo este blog? Hoje (16 de agosto), quando estive lá, tinha mais uma pessoa olhando para a linha Sudeste-Sudoeste e se perguntando “wtf is this?”. Ah, e do lado da escada rolante, tem espaço para uma terceira escada, certamente seria a que iria para baixo.

Infelizmente ainda temos mais a falar sobre este assunto. Em breve, a guerra das placas…


9 Responses to “Especial Metrô, Parte 2: linhas do futuro e do passado”


  1. 1 Eddie Martínez
    3 de agosto de 2010 às 11:31 pm

    HAHAHAHAHAHA!! Igor C., eu estou rindo porque foi genial. Vc já pensou em fazer uma concorrência com o Levy Fidelix? Porque a idéia do que seria a extensão do Metrô para 2025 deveria ter sido aplicada e com o formato pronto e operando há uns 5 anos, pelo menos. Não fosse a maldita morosidade dos incompetentes tucanos de plantão. Não que eu queira votar na oposição nas próximas eleições, “nã-na-ni-na-nócas”, mas isso é dever de gente responsável. Cidade grande, mas problemas maiores ainda, falta de planejamento para comportar 3, 4 milhões de carros passando pelas ruas e avenidas de Sampa. Um absurdo!! Não é à tôa que a galera fica parada nas Marginais da vida. Bom, deu uma amenizada depois que boa parte do Rodoanel foi liberada para o tráfego.

    Agora, cá pra nós, o Sr. Governador tem idéia disso que vc projetou, cara? Genial, fantástico, espetacular. Isto é que é visão de um bom transporte de massa. E quem disse que eu falei de spaghetti, lasagna, raviolli e portiolli? KKKKK!! Valeu, Igor C!! Como diria Sérgio Maurício (SporTV), esses mapas foram feitos “no capriiiiiiiiiiiiiiiiiichooooooooooo”!! Um abraço!

  2. 2 Demetrius
    19 de agosto de 2010 às 9:09 am

    Sensacional cara !! Quanto a Estação Pedro II, eu vi sendo construída e havia uma mapinha que indicava a linha sudeste-sudoeste e outras linha fantásticas, isso nos idos do Brasil potência, onde muita coisa parecia com suas idéias mas constava já a extensão até o Tucuruvi e a estação para o então projetado e prometido estádio do ultimão, que foi promessa do general de plantão Geisel. Vem cá, sou o único louco que fica no google earth medindo a distância entre as estações e os bairros, ou alguns de vocês já fez isso? Experimentem, se já não fizeram, dá para ter uma idéia do mínimo de linhas e estações necessárias. Para o colega acima, sem querer discutir sobre politicos, mas os petistas de plantão e atuais governante fizeram zero e ainda surfam na onda de outros anteriores, e busque informações e verá que alguns enganadores como o atual presidente da republica desceram a ripa no metro e outras coisas de S.P. e quando no governo não ajudaram com grana nem trabalho a cidade ou ao estado, levando o sonante para outras paragens.
    Parabéns colega pela idéia, continue e se der mande para os planejadores do metro e governo do estado, isto é, se é que eles precisam de metro.
    Abraços.

  3. 2 de setembro de 2010 às 1:42 pm

    Esses posts do metrô dá uma noção de como seria bom a ampliação, não só pra SP, mas pra todo Brasil…

  4. 4 Marco
    14 de setembro de 2010 às 6:01 pm

    Eu peguei do metrõ o ano passado uma prévia de mapa do metrô para 2016, até então na disputa para sediar a olimpíadas… (akela que perdemos para os cariocas)
    Se houver interesse, copie no meu orkut
    Marco Ceravolo
    vc tbm pode me achar como criador da comunidade CERAVOLO

    Vai achar a foto lá no meu álbum

    Abçs e ótimo assunto…

  5. 30 de março de 2011 às 12:11 am

    muito bom, curti pra caramba!!!!

  6. 6 Sabiusaugustus
    16 de junho de 2012 às 4:25 am

    Na verdade há algumas falhas no que foi mostrado.
    A Linha Leste-Oeste (atual Linha 3) não iria da Casa Verde à Vila Bertioga, mas da Casa Verde à Vila Maria, enquanto que essa Linha Sudoeste iria não de Vila Maria ao Brooklin, mas da Vila Bertioga ao Brooklin.
    O trecho da Mooca foi passado depois à Linha Sudeste-Sudoeste (atual Linha 4).
    E o Ramal Paulista de fato ia ser um linha, a Linha Paulista (atual Linha 2). É que inicialmente a linha funcionaria como um ramal da Linha Norte-Sul (atual Linha 1), depois a linha se estenderia para Ana Rosa, para uma futura extensão a leste.

  7. 7 julio
    26 de junho de 2012 às 12:39 am

    ola. gostei do texto e mapas, porem necessita atualizar.

    a linha verde vai se integrar com a branca, que por sua vez vai passar pela penha e se integrar na dutra com a futura linha celeste que saira do aeroporto de cumbica.

    a linha laranja, vai ter seu final atras do shopping aricanduva.

  8. 8 Arthur
    25 de julho de 2012 às 10:51 pm

    hammm, linha 18 vai passar pelo ABC, pricipalmente São Caetano e São Bernardo.


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