06
jun
13

Wacom Inkling MDP-123. Uma solução para Igor C. Barros?

Eu ia colocar isto no Tumblr, mas vai aqui neste blog que está voltando ao Glasgow 04 (médicos entenderão). E como este blog tem comentááááarios, quem sabe vocês poderão me ajudar, ou fazer propaganda da Telexfree ou da BBom… Vamos lá.

Como vocês que só ficam acessando aqui não sabem, em 2012 (ano ignorado por este blog) eu comprei um tablet da Wacom, e até, contrariando as tendências da época, COMPREI [para a minha família, “comprar” é palavrão]um programa gráfico, o Paint Tool SAI, que, dizem, os estúdios Maurício de Sousa usam para a arte-final computadorizada. Iria partir para a arte digital, 100% digital e estava radiante, achando que iria postar 2 vezes por dia no DeviantArt e enfim superaria os meus “mestres” Herbie BearClaw e Jen Seng (mesmo que eles não saibam e/ou não façam questão disso).
LlLledo engano, caro tele-espéc.

Software Paint Tool SAI

Software Paint Tool SAI usado por Igor C. Barros. Nota – Esse desenho foi feito via mouse tradicional, sem a caneta (e nem o mouse da Wacom Intuos3).

Depois de alguns meses eu… não me adaptei a caneta digital. O meu traço, quando resolvia aparecer, ficava ainda mais falso do que fazendo vetorização manual por cima do lápis escaneado. Fiquei phulo da vida, tinha visto desenhos sensacionais no DeviantArt de gente que estava “testando” equipamentos parecidos com o meu, como a Wacom Bamboo. Pegadinha do Mallandro, háá! Se bobear os caras usam isso desde 1989 e não falam pra ninguém.
Atualmente o meu irmão, designer freelancer de comunicação visual, é que está usando esse equipamento, e para os desenhos eu voltei com o esquema anterior – desenhos de papel (pautado), lápis (HB) e caneta (Staedtler/Sakura) escaneados e convertidos em curvas pelo Inkscape. Esquema que inviabiliza qualquer coisa mais detalhada, como HQs inteiras, por exemplo.

Aí o que acontece. Por acaso, descobri que a Wacom desenvolveu uma nova tecnologia: uma caneta que escreve de verdade, mas tem seus movimentos rastreados por um equipamento colocado na borda do papel. Esse equipamento grava até 2Gb de traços e os transmite para o computador, e daí para softwares gráficos ou vetoriais. É possível inclusive criar ‘layers’ diferentes durante o desenho físico.
É a Wacom Inkling MDP-123. Que já tem como polêmica o preço: nos EUA, 99 doletas, e no Brasil eu já vi pela pachorra de 1080 dilmas, e não era sequer folheada a ouro – mas esta loja aqui tem um preço mais condizente com a realidade, 769 BRL.

E algumas questões surgiram. Muitos artistas dizem que esta caneta seria adequada apenas para esboçar, e que os trabalhos pra valer seriam realizados nos Corels ou Illustrators da vida.
O problema é que, TODOS os demos e reviews que eu vi até agora são com artistas que desenham com luz e sombra! Não vi nenhum CARTUNISTA, como eu, utilizando a Inkling. Esses artistas dizem que essa caneta não serviria para fazer, digamos, o produto final. Eu já acharia que sim. Só que tem mais um outro problema –
O outro problema é que dinheiro não dá em árvores, e eu já gastei também cerca de 700 reais com a Wacom Intuos3. Gastaria eu outra vez 700 paus com a Wacom de novo? Será que haveria alguma possibilidade de eu não me adaptar à Inkling, que é uma caneta FÍSICA, que escreve com tinta e tudo? E as cargas, durariam tanto quanto uma caneta convencional? Seriam fáceis de se encontrar ou de comprar? Afinal, quando que eu vou postar 934,12 HQs por dia na Internet como fazia o saudoso Matheus Kamiyama que usava o Microsoft Paint?! Se você sabe de alguma coisa, se você tem essa caneta, por favor, aguardo o seu comentário. E muito obrigário!


0 Responses to “Wacom Inkling MDP-123. Uma solução para Igor C. Barros?”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


VOCÊ CONHECE A FITA VHS “AS GAFES DA GLOBO EM 84”?

Conhece? Tem? Sabe quem tem? Já viu? Clique aqui.

Igor C. Barros Cartoons, o Blog

Feliz 2013! Este é o nosso blog secundário, porquê atendemos atualmente no Tumblr. Só que a compra do Tumblr pelo Yahoo! fez muita gente espontaneamente criar blogs da Wordpress. Seja como for, este blog está semi-de volta, só que diferente, despolitizado, mais maduro, mais velho, mais gordo, com menos cabelos, MAS com os mesmos sonhos:
"Fazer séries de desenho animado em grandes pólos produtores (EUA, Canadá, Japão, Filipinas, México) para que elas, com a máxima qualidade, possam também estar no Brasil, misturando-se às séries que vem do exterior, sem submeter-se aos ditames que regeriam o roteiro de um produto 100% nacional."
"Produzir músicas e/ou podcasts com qualidade equivalente a dos grandes estúdios para download ou streaming na Internet."

A Salt Cover? Desde 2010 ela é composta de mais pessoas além de mim, e atende em www.saltcover.com.br! Está sendo um tanto maltratada pelos nossos trabalhos na vida real, que sustentam o leitinho das crianças, mas está aí, e não morre quem peleia!

Crianças, que dia é hoje? 5:60!

junho 2013
D S T Q Q S S
« jun   jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos Mort… digo, vivos (afinal, estamos na Wordpress)

As últimas do Twitter

Tá com dinheiro sobrando?

Sabe uma coisa que você pode fazer com ele? Doar para o Criança Esperança. Não é piada: pela Internet, você pode doar 24 horas e 365 dias por ano!!! E sem o Aragão te enchendo os pacovás! Duvida? Clique aqui!!

Este blog não é o seu genro, mas é bem visitado

  • 190,788 pessoas nos visitaram e filaram a bóia

ATENÇÃO À DATA DA POSTAGEM

Este blog tem textos escritos desde 2004, e muitos dos links deles ou até mesmo suas informações podem não ser mais válidas.
Eu sei que infelizmente você veio aqui justamente por causa disso, é o Gôógle que é sem noção mesmo. Aproveite que você está aqui, clique no banner lá em cima e veja os posts mais recentes!

Só pra constar, viu

Agora aqui na WP, na página Míusiqui, as músicas que embalaram uma geração, pra você e todo mundo cantar junto! Essas e muitas outras você só ouve na Rádio Salt Cover, mesmo porquê a rádio clandestina da sua quebrada tem um nome a zelar.
Em breve, confira também o nosso perfil no DeviantArt, onde você finalmente vai entender porquê este blog se chama Igor C. Barros Cartoons...

%d blogueiros gostam disto: